Preciso estalar minha coluna para aliviar a dor?

Sabe aquele “creck!” que seu fisioterapeuta faz na sua coluna? A esse estalo damos o nome de manipulação articular. Além dos Fisioterapeutas, os osteopatas e os Quiropratas são profissionais que também usam essas técnicas manipulativas no tratamento.

É o que chamamos Terapia Manipulativa.

Um tipo de articulação mais comum no corpo, as articulações sinoviais, contêm um fluido que possui uma tensão superficial muito grande, a mesma que se forma em um copo d’água quando o enchemos até o máximo. Quando colocamos a articulação numa posição específica e aplicamos uma força numa determinada amplitude e velocidade, liberam-se gases e lá está aquele barulhinho amado por uns e temido por outros.

Quando estalamos a coluna, por exemplo, uma estrutura chamada faceta articular é quem faz o tal “efeito crocante”.

Mas é importante saber que essa parte da coluna pode ser apenas uma das inúmeras possíveis fontes de dor. Daí entendemos o porquê que algumas vezes essa técnica não surte bons resultados.

Grave isso para a vida: o estalo que você escuta durante a manipulação não tem nada a ver com “corrigir” o alinhamento da coluna e muito menos com ajustar o que está “fora do lugar”. Nada mais é que aquela mudança de pressão na articulação, exatamente como acontece quando você estala os dedos da sua mão.

E ao contrário do que muitos pensam, a coluna não sai do lugar, a menos que você tenha uma fratura. Ela é um emaranhado de ossos, ligamentos, capsulas, músculos e fáscias extremamente resistentes o que a torna uma das estruturas mais fortes e bem encaixadas que temos no corpo. Não é um alívio saber disso?!

Um profissional que fala o contrário e tenta te convencer que tratamentos de ajustes são necessários para manter sua coluna alinhada, definitivamente não está se atualizando ou tem mais interesse em te manter preso a ele do que em melhorar a sua saúde.

As pesquisas têm mostrado, de tempos em tempos, que a terapia manual ou especificamente estalar a coluna pode ajudar bastante e a explicação parece estar mais relacionada à liberação de neurotransmissores pelo nosso sistema nervoso central.

Um bom programa de reabilitação deve ser sempre focado na progressão para intervenções mais ativas como através de EXERCÍCIOS e educação para que o paciente aprenda a gerenciar o alívio de dor e as funções do corpo.

⚠️ E lembre-se: nunca, nunquinha mesmo deixe um profissional não habilitado te manipular. E muito menos fique torcendo seu pescoço ou as costas por conta própria e de qualquer maneira. Isso requer treinamento e cuidado. ⚠️

📚Bialosky JE, et al. Unraveling the Mechanisms of Manual Therapy: Modeling an Approach. J Orthop Sports Phys Ther. 2018.
📚Bialosky JE, et al. The Mechanisms of Manual Therapy in the Treatment of Musculoskeletal Pain: A Comprehensive Model. Manual Therapy. 2009.

Por Gabriel Comério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar também