Envelhecer e Dor: imagina quando eu chegar lá…

No dia a dia do consultório é muito comum nós, profissionais da saúde que trabalhamos com dor, ouvirmos de pacientes a seguinte indagação:

“Se já estou assim agora, cheia de dor e degenerações, imagina quando eu ficar velhinha…”

Atire a primeira pedra quem nunca pensou assim depois de uma dor aguda ou persistente. 😅

Embora possa parecer amedrontador para muitos, envelhecer é normal. Ter desgastes, artroses, degenerações, bico de papagaio, dificuldades para certos movimentos são sinais de uso. Tudo que se usa um dia pode (des)gastar. Mas não se culpe tanto, isso parece ter mais a ver com fatores genéticos do que com o que fez durante a vida.

‼️ A velhice não é somente um estado, mas sim uma maneira de ser que tem suas exigências. A forma como se pensa e como se age possivelmente vai dizer o velho que você será. ‼️

Chegar lá vivo já um baita desafio, chegar lá sem ter esbarrado em algumas dores pelo caminho, é utopia. Todos nós teremos episódios de dor ao longo da vida e isso é uma das poucas certezas que temos, tal qual saber que um dia todos nós partiremos.

O que parece mudar de pessoa para pessoa é como encaramos os problemas – incluindo a dor – e qual nossa visão de valores de vida e futuro. ✅

Pesquisadores e estudiosos acompanharam o comportamento e a rotina de centenários de algumas regiões do mundo que tinham uma expectativa de vida super longeva, as chamadas Blue Zones, e encontraram neles algumas características e comportamentos comuns, dentre elas:

1️⃣ Se movimentavam naturalmente durante as atividades do dia a dia sem ajuda de máquinas e tecnologias; ⭐️
2️⃣ Possuíam um propósito de vida, um motivo, para levantar todas as manhãs; ☀️
3️⃣ Diminuem o ritmo e aliviam o estresse por meio de hábitos como uma soneca; 😴
4️⃣ Alimentam-se sem excessos; 🥗
5️⃣ A maior parte da alimentação é baseada em frutas, vegetais, legumes, oleaginosas e sementes, e pouca carne; 🥬
6️⃣ Bebem vinho, uma a duas taças por dia; (OBA!) 🍷
7️⃣ Possuem algum tipo de religião ou crença; 🙏
8️⃣ Colocam os familiares em primeiro lugar; ❤️
9️⃣ Pertencem a grupos sociais e com hábitos saudáveis. 💪

E você, quais são seus valores de vida e como está se preparando para seu futuro? 🤔 Anda gastando mais tempo pensando se estará numa cadeira de rodas ou investe suas energias no presente fazendo exercício físico, meditando, brincando com os netos e tendo bons hábitos alimentares? 🤩

“Quando a velhice é vista como o período que nos separa da morte, nós acabamos por perder a capacidade de pensar também que a velhice é o tempo que nos permite ainda viver.” (Fabiela Bigossi)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar também