Uma mensagem para você que quer (e vai) começar a se exercitar!

Para quem acha que mudar o comportamento para começar a fazer atividade física é uma coisa simples, está muito enganado! Tente pedir para alguém que fuma há anos parar de fumar de repente. Sinto muito, provavelmente você não obterá sucesso imediato. O mesmo acontece com quem é sedentário. A mudança nunca é fácil. A menos que você tenha uma motivação extra ou uma disciplina notável:

Mudar é um baita desafio!

Para começar, não cobre em excesso, apenas o necessário para que seus olhos e coração comecem a preparar para a primeira etapa: reconhecer a importância do exercício para você mesmo. Sim! Digo isto porque muitas pessoas concordam que o exercício é superimportante – o que é fantástico, mas, para o vizinho, e não para si. São os famosos “isso não é pra mim”.

Caminhando adiante e superando o terreno das crenças disfuncionais dessa primeira etapa pré-contemplativa, começamos a ver uma luz brilhante no horizonte quando a pessoa começa a ensaiar os primeiros passos ainda que no pensamento ao dizer: “olha, andei pensando e acho que o exercício pode me ajudar”.

Cruzamos os dedos para que essa fase contemplativa seja logo superada e sirva e combustível para a preparação. É a hora que você vai no shopping e compra aquele tênis bacanudo desejando fazer uma caminhada no calçadão, ou então pega o telefone e liga pro Pilates que tem perto da sua casa e marca uma primeira aula para experimentar. Agora vai! Não precisa ser de primeira. Pode ser que você tenha que remarcar por causa de algum imprevisto. Normal

Lembre-se, você ainda está se preparando.

Agora sim. Foi.

Agora você já começa a fazer parte do time dos ativos fisicamente. Você está na fase de ação. Vai com calma, ainda não se cobre tanto, mas busque alternativas. Coisas que te deem prazer em fazer. Busque lá de trás, de quando era mais jovem e que te fazia empolgar. Essa é a fase mais desafiadora de todas, siga firme e desenvolva disciplina, rotina e, por fim, hábito.

Se segurar as pontas por pelo menos 84 dias, suas chances de chegar na tão sonhada fase de manutenção são enormes. Seu sistema nervoso te dará uma forcinha nessa hora, pois ele se acostuma tanto para fazer nada, quanto para se movimentar sempre. É a hora que você vai falar: “nunca achei que fosse dizer isso, mas meu corpo (e mente) está sentindo falta do exercício”.

Quem chega aqui pode se comparar a quem escalou o Everest (ponto mais alto do mundo).

Cada um sabe da altura da sua montanha e quão difícil é o caminho. Mas o caminho começou com o primeiro pensamento e ele te levou até lá no topo. Comece a pensar nisso.

Esse texto se baseia nos 5 Estágios de Prontidão para Mudança de Comportamento do Modelo Transteórico do psicólogo americano James O. Prochaska.


Por Gabriel Comério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar também