5 mitos e verdades sobre artrite

O que eu preciso saber sobre artrite?

Todo bom resultado em reabilitação começa por um bom entendimento sobre o problema. Para quem tem a velha e conhecida artrite, funciona da mesma forma: quanto mais você entender os mitos e as verdades sobre o ela, melhor você vai encarar o processo e, garanto, vai se sair super melhor. 

Atrite, osteoartrite, artrose, osteoartrose ou mesmo o popular “desgaste das juntas” são sinônimos e referem-se ao processo natural de uso que todos os nossos tecidos do corpo vão passar, sendo mais recomendado atualmente o uso dos dois primeiros termos. Quando associado a uma predisposição genética a artrite pode acontecer mais cedo na vida e aí já desmitificamos aquela ideia de que artrite é “coisa de velho”.

Agora vamos ao que interessa: mitos e verdades que você precisa saber.

1️⃣ Repouso é útil: MITO!
Quando você tem uma articulação que tem atrite e que é dolorida, é comum pensar que ela é desgastada. E assim como uma parte desgastada de um carro, a melhor opção é trocá-la ou evitar o uso excessivo da peça defeituosa. Essa maneira de pensar precisa ser reavaliada porque, na verdade, ocorre o contrário: o exercício melhora a dor!

2️⃣ Dor NÃO é igual a dano (lesão): VERDADE!
Mesmo os joelhos fortes e saudáveis também ficam doloridos. Assim como também é muito comum encontrarmos joelhos de pessoas com artrite sem dor nenhuma. E por que isso? A percepção de dor é multifatorial e sempre está associada a força, estresse, crenças, sono e outros aspectos que comprovam a inconsistência na relação dor e dano. (de acordo com o próximo mito).

3️⃣ O grau de artrite no exame de imagem vai determinar a dor e a incapacidade física: MITO!
As imagens dos exames podem ser amedrontadoras e gerar incapacidade. Os conteúdos dos laudos e a (des)informação de que seu joelho está “osso com osso” que profissionais da saúde falam faz com que você perca a esperança, crie medo de movimentar e acabe por confirmar o pensamento equivocado que você precisa “proteger” a articulação, alimentando o 1º mito.

4️⃣ Exercitar aos poucos, de forma gradual, é seguro e eficaz: VERDADE!
Você e seu Fisioterapeuta devem, juntos, estabelecer uma dose ideal para iniciar o exercício e aumentar gradualmente ao longo do tratamento. Nesse começo você deve tolerar os exercícios sem dor intensa, mas desconfortos leves são normais e esperados. Siga em frente. Para alguns isso pode representar uma corrida de 3km, enquanto que para outros apenas 300 metros serão suficientes. Lembre-se que é só um ponto de partida e quanto mais aumentar a capacidade e a força, melhor será a função.

5️⃣Somente a cirurgia vai te consertar: MITO! A beleza de um programa de tratamento com fortalecimento gradual é que você vai perceber que não precisa da cirurgia para viver bem. E mesmo quando se opta por uma cirurgia, o fortalecimento prévio se mostra extremamente efetivo no resultado pós-operatório. Grave isso: cirurgia não é a única resposta para o problema!

Se você tem osteoartrite ou algum dia receber esse diagnóstico, jamais pense que sua vida está perdida e que a corrida que gosta de fazer ou outro exercício físico que você pratica possa piorar. E mais, nunca ache que adotar um comportamento de evitação irá resolver. Tudo isso pode gerar crenças prejudiciais fazendo com que você se torne sedentário e tenha um corpo despreparado e disfuncional, contribuindo para que tenha uma dor persistente. 

Portanto, corra, nade, pule corda, faça um esporte, faça exercício. Movimente-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar também