Você se preocupa com a sua postura?

A postura sempre foi um tema controverso e polêmico, tanto entre profissionais de saúde quanto na sociedade em geral. Quem aí nunca ouviu frases como “senta direito!” ou “conserta essa postura, vai fazer mal para suas costas”? Essas crenças são transmitidas de geração em geração e acabam se enraizando no inconsciente das pessoas. No entanto, apesar de parecerem fortes, as evidências que as sustentam são fracas. Vamos discutir alguns fatos sobre postura e o que a ciência atual tem a dizer a respeito disso.

Não existe uma postura “correta”. Ao contrário do que muitos acreditam, não há evidências de que uma postura seja melhor do que outra ou que reduza os riscos de dor. As variações na postura são normais, e as diferentes formas e curvaturas da nossa coluna não estão diretamente associadas à dor. A postura também reflete nossas crenças e humor, fornecendo informações sobre o nosso estado emocional e personalidade.

Quer um exemplo? Pensa naquela pessoa que você conhece que é muito tímida, ela é mais peito aberto ou fica mais encolhida com os ombros para frente? E naquele dia triste, meio deprê, você chega nos lugares numa atitude expansiva ou o corpo se comporta mais prostrado e para dentro?

A melhor postura é aquela em que nos sentimos confortáveis. As posições confortáveis variam de pessoa para pessoa, então explorar diferentes posturas, inclusive aquelas que evitamos, pode ser benéfico. A coluna vertebral é uma estrutura forte e adaptável e as vértebras são incrivelmente resistentes e capazes de se mover e suportar cargas em diversas posições. Passar algum tempo sentado em uma determinada postura, por exemplo, não é arriscado ou perigoso. No entanto, movimentar-se um pouco mais e variar a posição pode ser ainda melhor para o seu corpo.

Não existe um único “molde” que sirva para todos: avaliações posturais, correções excessivas e movimentos baseados em uma suposta postura correta não previnem lesões e carecem de evidências científicas confiáveis.

A dor é um fenômeno complexo e não é causada por um único fator. Mesmo aquelas posições que ficamos ao se pedir uma postura “adequada” pode ser um fator que contribui para um desconforto pois estamos forçando uma posição antinatural e o corpo cansa e em seguida, desaba.

Todos nós temos posturas individuais diferentes e não devemos nos forçar a adotar uma postura com base em crenças equivocadas sobre o que é melhor ou pior.


Referências Bibliográficas

  • Laird RA, Gilbert J, Kent P, Keating JL. Comparing lumbo-pelvic kinematics in people with and without back pain: a systematic review and meta-analysis. BMC Musculoskelet Disord. 2014 Jul 10;15:229. doi: 10.1186/1471-2474-15-229. PMID: 25012528; PMCID: PMC4096432.
  • Slater D, Korakakis V, O’Sullivan P, Nolan D, O’Sullivan K. “Sit Up Straight”: Time to Re-evaluate. J Orthop Sports Phys Ther. 2019 Aug;49(8):562-564. doi: 10.2519/jospt.2019.0610. PMID: 31366294.
  • Swain CTV, Pan F, Owen PJ, Schmidt H, Belavy DL. No consensus on causality of spine postures or physical exposure and low back pain: A systematic review of systematic reviews. J Biomech. 2020 Mar 26;102:109312. doi: 10.1016/j.jbiomech.2019.08.006. Epub 2019 Aug 13. PMID: 31451200.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar também